Utensílios básicos de cozinha

by - quinta-feira, novembro 01, 2018


Olá pessoal !

Hoje vou falar sobre o assunto que eu mais gosto que é: gastronomia ! Mas hoje a dica vai ser para quem cozinha em casa, quais os itens básicos que toda cozinha precisa ter?

Bem, antes de começar eu gostaria de esclarecer alguns pontos.

Primeiro, nesta lista eu não coloquei itens como panela, formas e eletrodomésticos, pois são itens que todo mundo tem em casa, nem que seja apenas uma panela, uma forma de pizza ou um liquidificador. E também porque eu quero falar em outro post, mais detalhadamente, sobre cada um desses itens.

Segundo, foi muito difícil para mim escolher apenas 12 itens para esta lista básica, confesso que eu queria colocar muito mais coisas, maaaas, foquei nos itens que eu considero indispensáveis em uma cozinha, itens que facilitam e muito no dia a dia.

Vamos lá !


1- Facas

Esse item para mim é o mais essencial, faz toda a diferença para obter bons cortes, e facilita muito na hora de cozinhar. 
Eu sei que faca é uma coisa cara, mas se você tiver apenas uma faca do chef na sua cozinha eu garanto que já vai te ajudar muito ! 
Na hora de escolher uma faca existem alguns pontos para serem observados, como o material da lâmina e cabo; junções ou soldas devem ser evitadas, isso irá diminuir a vida útil da faca; e o peso da faca, quanto mais pesada mais força será necessária na hora do corte.

2- Chaira e pedra de afiar

Não basta ter uma faca boa, é importante mante-la sempre afiada, uma faca sem corte é mais perigosa que uma faca bem afiada.
A chaira serve para manter e alinhar o fio da faca, ela não afia. A responsável por afiar a faca é a pedra, ela é o material mais indicado para esta função, e é a mais usada em cozinhas profissionais.
Caso você não saiba manusear esses utensílios, existe outros tipos de amoladores no mercado, como o da imagem abaixo, escolha sempre por aqueles que podem ser apoiados com segurança em alguma superfície, para evitar acidentes. 

3- Tábua de corte

Uma boa tábua de corte ajuda a prolongar a vida útil da faca, além de ser prática e higiênica.
Existe inúmeros materiais de tábua de corte no mercado, porém nem todos são indicados. A tábua de vidro por exemplo, pode ser linda muitas vezes, mas é a que mais danifica o fio da faca. 
A tábua de plástico, principalmente a de polietileno, são as mais recomendadas, por serem fáceis de limpar e por não danificar o fio da faca. A tábua de bambu apesar de não ser indicada em cozinhas profissionais, é uma boa opção para a cozinha de casa, ela é mais higiênica que a tradicional de madeira pois não forma ranhuras com facilidade, evitando assim proliferação de bactérias.
Porém, independente de sua escolha, é essencial fazer uma boa higienização de sua tábua de corte para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada.

4- Tesoura

Esse item pode ser um pouco controverso para algumas pessoas, mas eu acho essencial ter uma tesoura na cozinha, pois além de facilitar muito na hora dos preparos é mais higiênico do que compartilhar a tesoura do escritório para abrir embalagens ou até mesmo cortar hortaliças. 





5- Ralador

O ralador é prático e indispensável (acredito que não exista outro tipo de utensílio que possa substituir um ralador na cozinhar). Existem inúmeros modelos, de todos os tamanhos e cores no mercado, não existe um modelo ideal, escolha aquele que você considere de melhor manuseio para você.

6- Descascador

Esse item ainda é pouco valorizado, pois ele pode ser substituído por uma faca por exemplo. Porém, um descascador além de prático evita desperdício e evita possíveis acidentes que poderiam ser ocorridos com a substituição de uma faca por exemplo. Esse é um item barato e fácil de encontrar e acredito que facilite no dia a dia.

7- Fouet

O fouet é como uma batedeira de mão, pode ser utilizado para bater um simples omelete ou até uma massa de bolo. Eu acho que esse item ajude muito nos preparos de molhos, como o bechamel (molho branco) por exemplo. Recomendo os de inox, por serem mais higiênicos e mais eficazes no seu uso. 

8- Peneira

A peneira é um utensílio de inúmeras utilidades. Serve para escorrer macarrão ou legumes após o cozimento. Para quem gosta de confeitaria, é indispensável para peneirar os ingredientes secos de um bolo. Para quem viu o meu post sobre fundos na gastronomia vai lembrar que a peneira é essencial para o preparo. 



9- Espátula de silicone 

Popularmente conhecida como pão duro, pois com ela o desperdício na hora de passar um liquido de um recipiente para outro é praticamente zero. Além disso ela também é ótima para mexer cremes e refogados, e pode ser usada em panelas de qualquer material pois não risca. 

10- Pegador 

O pegador pode ser todo de inox ou com silicone na ponta (o silicone evita riscar panelas com teflon). Ideal para virar grelhados, servir saladas ou massas. São práticos pois podem ser usados tanto no preparo quanto na hora de servir na mesa. 

11- Medidores

Esse é um dos itens que eu mais gosto na cozinha e que é impossível de ficar sem. 
Existem vários tipos de medidores, os de litros e gramas, os de xícaras, os de colheres e também as balanças. Eu particularmente tenho todos eles em casa, em alguns casos mais de um modelo por categoria, porque além de serem lindos são extremamente úteis na hora de cozinhar e seguir alguma receita.

12- Bowls

Bowl é uma tigela, muitas redonda e que pode ser de inox, cerâmica, plástico, vidro, entre outros materiais.
É ótimo na hora de fazer o mise en place ou então para servir e armazenar os preparos.


Por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado, deixe nos comentários os itens que você mais usa na cozinha e nos avise caso queira saber mais afundo de algum utensílio.

Beijos e fiquem com Deus !


You May Also Like

0 comentários