3 Tipos de arroz para risoto

by - sexta-feira, dezembro 14, 2018



Eu já ouvi muitas pessoas falarem que não fazem risoto pois não sabe qual arroz usar. Então hoje eu vou esclarecer isso para vocês.

O risoto é um prato fácil de fazer, porém precisa de algumas regras, como usar um fundo como base (já ensinei a fazer aqui) e usar o tipo de arroz certo. Se você tentar fazer um risoto com arroz branco não vai dar certo, vai sair um arroz empapado, e risoto é um arroz cremoso, sedoso e lindo.  


3 TIPOS DE ARROZ PARA RISOTO 


1- Arbóreo: Este é o arroz mais usado e fácil de encontrar nos mercados aqui do Brasil. Ele tem os grãos mais longos, mantém a forma quando cozido e não contém muita amilose, causando uma cremosidade menor em relação aos outros tipos de grãos. Ele retém muito bem os sabores e atinge mais rápido o ponto de cocção, aproximadamente 15 minutos. O seu preço é o mais barato entre os outros tipos de arroz para risoto.

2- Carnaroli: Este é o arroz preferido dos italianos. Ele tem o grão relativamente médio, é mais fino do que o arbóreo e tem uma grande quantidade de amilose, o que dá uma excelente cremosidade ao prato. É um grão consistente, muito saboroso pela fácil absorção do caldo e costuma atingir o ponto de cocção em torno de 18 minutos.

3- Vialone Nano: Ele é o que possui o grão mais curto, tem o formato arredondado, e é o que tem mais amilose, resultando em um risoto altamente cremoso. Entretanto o interior dos grãos continua firme no cozimento. O tempo de cocção é o mais longo, média de 20 minutos.

Agora que você já sabe fazer um fundo para o seu risoto e já sabe qual arroz utilizar, é só colocar a mão na massa. 


Na semana que vem eu irei postar aqui uma receita de risoto simples que vai ser uma base para preparações deliciosa!!



You May Also Like

10 comentários

  1. legal saber mais sobre esses tipos, eu adoro risoto, geralmente aqui em casa uso o arboreo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. minha irmã sempre faz com o arroz arbóreo, é uma delicia

    ResponderExcluir
  3. Vou botar o mozão pra fazer! (confesso que não sei nada sobre cozinhar e não fazia ideia que tinha arroz certo para o risoto, amei esse post com a dica!!!)

    beijinhos
    Ellen Machado | www.desviearota.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma destas pessoas que não fazem por não saber escolher ou melhor não sabia até ler seu posto e acho que vou optar pelo básico arbóreo.um beijo sua linda e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Interessante, eu não sou muito ligada nessas coisas, mas é sempre bom saber! Adoro risoto rs' ótima dica

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu nunca comi risoto? A primeira vez que eu vi o prato não estava apetitoso e isso ficou na minha cabeça haha mas depois de um tempo já vi cada um mais lindo que o outro que dava vontade de comer com os olhos, não imaginava que tinha 3 tipos de arros para fazer o prato.

    ResponderExcluir
  7. Eu só conheço o Arbóreo, vou procurar os outros dois para testar. Amo Risoto!

    ResponderExcluir
  8. Menina, eu sempre achei que qualquer arroz dava conta de fazer risoto! Rs
    Vivendo e aprendendo! Adorei o post e a dica!

    ResponderExcluir
  9. O arroz certo faz toda a diferença mesmo, né??? Aqui pros meus lados o àrboreo é o mais fácil e barato!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu nem sabia que tinha que ter arroz certo 😱 pasmem rsrsrs mas amei a saber quais são os recomendados, post super útil 👏👏👏

    ResponderExcluir