Conheça a Cúrcuma e os seus benefícios

by - sexta-feira, dezembro 07, 2018


Olá, meu nome é Isabella Martini, como podem perceber a semelhança, eu sou cunhada da Lu. Sou nutricionista por formação e amante da boa comida. Uma vez por mês estarei postando textos informativos por aqui. Deixem suas dúvidas e sugestões para temas, vou adorar saber o que está colocando pulga atrás da orelha de vocês.

Por hoje vou começar falando de uma especiaria, sei que a Lu fala bastante sobre o não uso de temperos industrializados, o que é muito bom! Então, aqui vai um texto técnico sobre um tempero bastante utilizado.


O (Cúrcuma longa), conhecido também como açafrão-da-terra, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Dela se obtém uma especiaria homônima que é o principal componente do tempero do caril (prato culinário) à indiana (ou curry). Sua característica principal é atuar como digestivo e ativador da função hepática.

A cúrcuma é conhecida como falso açafrão, ambos vem da mesma origem, porem são de cores parecidas e sabores diferentes.

Da raiz seca e moída da cúrcuma se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Reproduz-se por pedaços do raiz que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem.

Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz. A cúrcuma é a responsável pela cor amarela do pó de curry(carril). Ela é usada em muitas misturas de temperos por deixá-las mais equilibradas e homogêneas.

Não deve ser usada para substituir o açafrão verdadeiro, seu sabor e aroma são muito diferentes.
Fica ótima em pratos com arroz e em ensopados diversos.

Combina com ovos, peixe e frutos do mar, carnes e aves.
Pode dar cor e sabor a pratos com verduras mas não deve ser usado com a maioria dos vegetais de cor verde, que podem ficar cinza com sua presença. Na Índia é muito usada ainda com feijões e lentilhas. É usada em picles, normalmente fresca e em fatias, dando cor e ajudando a preservar.

Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer. Suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3. A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tando após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos.
Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer.

A Cúrcuma também é muito usada na medicina chinesa e indiana e ainda serve como corante de tecidos e tintas. É usada como digestivo e anti-séptico e é um excelente antioxidante. A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.

O processo de secagem é bem interessante: o rizoma é fervido para que não brote e a cor fique uniforme. Depois Ela possui diferentes tonalidades, sendo a mais comum a amarela. Quanto mais forte for sua cor mais sabor e mais valorizada ela é.



A cúrcuma fresca 

A cúrcuma fresca é muito comum em algumas cidades do interior e é muito fácil de usar: descasque depois pique, fatie ou rale e utilize nas preparações diversas. Pode ser também moída junto com outros temperos para fazer uma pasta. 

Seu sabor é mais fresco do que a especiaria em pó e é ligeiramente cítrico e picante lembrando vagamente o gengibre.

Armazenamento

O rizoma fresco dever ser guardado em local fresco e seco o que no Rio significa geladeira, onde se conserva bem por mais ou menos duas semanas! Eu gosto de embrulhar em laminado ou em papel como faço com o gengibre. Não embrulhe em saco plástico porque pode mofar.

Especiarias em pó devem ser guardadas em potes bem fechados longe da umidade e calor.

Cuidados 

Cuidado ao usá-la porque a cúrcuma mancha tecidos e utensílios, que devem ser lavados imediatamente com água e sabão.

O açafrão da terra é rico em carotenóides, e é devido à presença destes pigmentos que é utilizado como corante de cor amarelo dourado. Possui também agliconas, picrosídios, óleos essenciais entre outros. Não usar na gravidez. Em alta dosagem é tóxico, abortivo, causa hemorragias, vômitos, diarréias e vertigens. Alguns gramas de açafrão de boa qualidade é letal.


You May Also Like

8 comentários

  1. Amo cúrcuma!! Tomo pela manhã com limão, tipo shot matinal!!! Vou variando...

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Eu costumo colocar cúrcuma em quase tudo, nos legumes, arroz, sopa,nos sucos. Adoro!!
    Post super completo, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Gosto muito curcúma:)
    Adorei o post:)
    Desejo te uma semana feliz:)
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir
  4. Eu fui conhecer a pouco tempo que recebi alguns chas que tinha curcuma

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de me utilizar desse tipo de condimento, mas ainda não conhecia a cúrcuma. Vou incluir na minha próxima ida à feira!

    ResponderExcluir
  6. Cúrcuma é vida! <3
    Embora eu já soubesse de muitos benefícios da cúrcuma, não sabia de alguns que você citou e adorei saber mais a respeito.
    Amei conhecer o seu blog!

    Beijos.
    https://blogmetamorfoses.com

    ResponderExcluir
  7. Eu conhecia só de nome, mas nunca tinha visto e tampouco sabia de todas as propriedades e benefícios da curcuma. Legal saber que pode ser usado no preparo de frutos do mar, deve ficar uma delícia.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar curcuma, mais gostei muito de conhecer essa especiaria, essa especiaria deve dá um delicioso sabor, bjs.

    ResponderExcluir