Pizza Napolitana e Romana, qual a diferença entre elas ?

by - segunda-feira, junho 17, 2019

Hoje vamos falar sobre uma das mais famosas especialidades italianas do mundo, que muitos chamam, com razão, de uma espécie de "fast food italiano". A pizza tem uma preparação simples, mas uma longa história, e muitos são os tipos que encontramos em nossas mesas: as mais famosas são a pizza romana e a pizza napolitana.


A pizza é uma comida extremamente simples, para a preparação de sua massa você precisa de poucos ingredientes: farinha, água, fermento e sal. Normalmente, quando falamos de pizza, pensamos imediatamente em Nápoles, onde na verdade nasceu a pizza redonda clássica que todos conhecemos. Obviamente, ao longo dos anos, a pizza evoluiu para muitas variações regionais, incluindo a igualmente famosa pizza romana. Como sempre nestes casos, surgiu a questão: melhor pizza romana ou napolitana? Obviamente não há melhor ou pior, pois ambos representam a excelência dos fabricantes de pizza italianos e, como sempre, tudo depende do gosto pessoal, como deveria ser. Hoje vamos nos limitar a listar as principais diferenças entre pizza napolitana e pizza romana, deixando-lhe o prazer de experimentá-las e decidir.

PIZZA NAPOLITANA


A pizza napolitana é uma pizza redonda com essas características:
  • Tem uma massa muito macia (em média, é 70% de água).
  • Espessura da massa muito fina.
  • Tem uma borda alta e macia (chamada cornija) graças ao ar que é incorporado durante o processamento da massa.
  • Sua massa clássica não inclui nenhum tipo de gordura adicionada (somente água, farinha, fermento e sal).
  • É feita exclusivamente em forno a lenha, a altas temperaturas e por um tempo muito curto (50-90 segundos), de modo que a massa permanece muito macia.


Você certamente vai se surpreender com o fato de que, de acordo com a mais estrita tradição, a verdadeira pizza napolitana é apenas de dois tipos: Pizza Marinara: coberto com tomate, alho, orégano, óleo EVO Pizza Margherita: coberto com tomate, mussarela de búfala em cubos, manjericão e azeite.

PIZZA ROMANA



A pizza romana é uma pizza muito popular, especialmente no centro da Itália, e tem essas características:
  • Tem uma textura muito crocante (é frequentemente chamada de "scrocchiarella").
  • Tem uma borda baixa e extremamente friável.
  • Sua massa é preparada com farinha de trigo mole, água, fermento, sal e azeite , em proporções que a tornam muito consistente.
  • O disco da pizza romana, precisamente por causa da consistência de sua massa, geralmente é espalhado com um rolo (a pizza que é girada por fabricantes de pizza acrobáticos é napolitana, como sua massa mais macia permite).
  • Seu cozimento é mais longo do que o napolitano, apenas para permitir que o forno o seque e o torne mais crocante.
De acordo com os livros de receitas clássicas, a tradicional pizza romana deve ser temperada com tomate, mussarela, anchovas dessalgadas, manjericão desfiado, queijo pecorino e pimenta.


You May Also Like

0 comentários